A Câmara de Valença abriu hoje um concurso para reabilitar o albergue de peregrinos por 525 mil euros, durante cerca de nove meses.
Publicado em Diário da República, o anúncio do procedimento para “Reabilitação do edifício de Albergue de Peregrinos” determina que as propostas podem ser apresentadas até 08 de outubro às 17h00.
O prazo para a execução do contrato é de 270 dias, ou seja, cerca de nove meses. Numa nota informativa disponibilizada no ‘site’ a 05 de outubro de 2025, a Câmara de Valença revela que vai avançar com a requalificação do Albergue São Teotónio.
A autarquia indica que o investimento, financiado pelo Turismo de Portugal, é de cerca de 475 mil euros.
“O grande volume deste valor vai ser aplicado numa obra de fundo no Albergue São Teotónio. A demais verba vai ser aplicada na melhoria das condições de mobilidade, segurança e conforto, no troço do concelho de Valença, do Caminho de Santiago”, esclarece.
A Câmara de Valença refere que o albergue “é um ponto de paragem obrigatório para quem faz os vários percursos do Caminho Português para Santiago [de Compostela, na Galiza, Espanha] que confluem em Valença, bem como para quem percorre os Caminhos de Fátima, desde 2005, data da entrada em funcionamento”.
A previsão da autarquia era que a obra abrangesse “toda a área e estrutura do edifício, melhorando os espaços comuns e reforçando a capacidade da infraestrutura, com a sua ampliação”, permitindo acolher “até 69 peregrinos”.
Foto: Município de Valença










