Altominho.tv

Valença implementa sistema de monitorização da Fortaleza

A Câmara Municipal de Valença colocou um novo sistema de monitorização dos panos da muralha, da Fortaleza, num investimento de cerca de 40 mil euros.

28 sensores e dispositivos foram colocados em diferentes pontos da Fortaleza e vão analisar, em contínuo, 24 horas por dia, sete parâmetros diferentes, permitindo uma gestão atenta e cuidada dos riscos do monumento.

O novo sistema de monitorização, de dispositivos sem fios, com sensores, permitirá registar a temperatura, a humidade, a iluminação, a vibração, a inclinação, a distância e a radiação solar. A informação é recolhida e enviada para uma central onde os dados são analisados e permitem a deteção imediata de valores que coloquem em risco a conservação do imóvel.

Os equipamentos foram instalados em vários pontos estratégicos, previamente identificados como sendo de risco, como o Baluarte do Socorro e do Carmo, as cortinas entre o Baluarte do Carmo e de São João e entre o Baluarte de Santana e São José, bem como a Porta do Açougue, a Poterna da Fonte da Vila e a Porta da Coroada.

“O Município está focado em criar as melhores condições para uma gestão mais cuidada e atenta da Fortaleza, principal ex-libris da cidade que temos a obrigação de preservar e salvaguardar”, afirma o Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira.

Esta nova rede de sensores reforçará os sistemas tradicionais inicialmente colocados para análise de fissuras existentes, nos panos de muralha, pela Unidade de Cultura da CCDRN e Património Cultural, I.P. após a queda da muralha, por solicitação da Câmara Municipal.

Esta intervenção é financiada pelo POCTEP, co-financiado pelo INTERREG España-Portugal 2021-2027.