A Polícia Judiciária acolhe, durante esta semana, 80 peritos internacionais, provenientes de 29 países, na 25ª reunião anual do grupo de incêndios e explosões do European Network of Forensic Science Institutes (ENFSI).
Em nota enviada hoje, a PJ disse que “durante os quatro dias de trabalho, destacam-se as áreas de local do crime e pesquisa de inflamáveis, assim como a partilha de boas práticas internacionais, com vista ao alinhamento europeu dos melhores procedimentos na área”.
“Serão, ainda, explorados locais de incêndio em modo virtual, com recurso a Inteligência Artificial, e analisados, no momento, pelos peritos, inflamáveis no âmbito da recolha da prova digital”.
O Laboratório de Polícia Científica da PJ, que presta apoio técnico-científico especializado à investigação criminal, é membro efetivo do ENFSI, pelo que nas diversas valências de especialização, integra grupos de trabalho internacionais com outras Polícias e Institutos.
O ENFSI foi fundado em 1995 “com o objetivo de fomentar a partilha de conhecimento no âmbito da ciência forense, assim como melhorar a qualidade desta em todo o espaço europeu, através dos 17 grupos de trabalho de peritos que compõem esta organização da Comissão Europeia”.