Altominho.tv

Moradores denunciam falta de civismo de turistas após Lagoa da Esturranha tornar-se viral

A Lagoa da Esturranha, um recanto natural de beleza ímpar situado em Viana do Castelo, tornou-se recentemente viral na rede social TikTok, atraindo um grande número de visitantes. Contudo, a popularidade súbita tem trazido consigo graves problemas ambientais e de segurança, alarmando os moradores locais.

Desde que o vídeo que mostrava a deslumbrante paisagem da lagoa foi publicado, o local tem sido invadido por turistas. O aumento exponencial do número de visitantes resultou num volume preocupante de lixo espalhado pela área.

Além disso, os carros estacionados indevidamente nas vias públicas têm criado situações perigosas para os transeuntes e dificultado o trânsito na zona.

Os habitantes das freguesias circundantes têm manifestado a sua frustração junto à GNR, que ocasionalmente se desloca ao local para aplicar coimas aos infratores.

“Alguma medida mais eficaz, principalmente quanto ao lixo, deve ser tomada. As pessoas que estão a frequentar diariamente a Lagoa da Esturranha não têm respeito nem civismo”, afirma Karen Tancredo à AltominhoTV.
Até que soluções concretas sejam postas em prática, a Lagoa da Esturranha continua a enfrentar um dilema entre a sua nova fama e a necessidade urgente de preservação. A comunidade local espera que, com a colaboração das autoridades, se consiga devolver a tranquilidade e a pureza a este tesouro natural que, por agora, se encontra ameaçado.
A Lagoa da Esturranha está localizada na freguesia de Freixiedo de Soutelo, mesmo ao lado da estrada N305.
Fotos: Karen Tancredo