O “Melgaço Em Festa” arranca já este sábado, dia 3 de agosto, com o Dia do Brandeiro, na aldeia de Gave, Branda da Aveleira.
O evento reune a população para celebrar a cultura da transumância, não faltando a deliciosa gastronomia local, alvarinho da região e muita animação.
O grupo Gaiteiros do Rio Mouro são os responsáveis pelo arranque do evento, com um momento musical pelas 09h30, amanhã, dia 3 de agosto, seguindo-se uma missa pelas 10h00.
Posteriormente, terá lugar a sessão de abertura oficial com o momento cultural “Brandeiros de olhares largos”, com a presença do presidente da Junta de Freguesia da Gave, Agostinho Alves, o autarca de Melgaço, Manoel Batista, e o antropólogo José Rodrigues Lima.
Ao final da manhã, pelas 12h30, a população veste-se a rigor para o cortejo etnográfico “A transumância”, o momento alto do Dia do Brandeiro, que dará a conhecer o quotidiano da pastorícia.
Saiba-se que a transumância é uma tradição com cerca de 900 anos, que chegou a mobilizar uma centena de brandeiros em meados do século XX. À tarde, pelas 15hoo, haverá um momento de animação musical com Rusgas, continuando à noite, pelas 21h00, mas com Ricardo Ferreira, o “Ás da concertina”.
No dia seguinte, domingo, 4 de agosto, a proposta para a manhã do “Dia do Brandeiro” é um percurso pedestre pelo “Vale Glaciar do Vez”, com início às 09h30.
A participação na atividade carece de inscrição obrigatória, até às 22h00 de hoje, dia 2 de agosto, através do e-mail portadelamas@cm-melgaco.pt.
Mais informações através do contacto telefónico 251 465 010 (Porta de Lamas).
A tarde será preenchida com animação musical com grupos folclóricos, pelas 15h00, e com o concurso da apanha do porco, com início marcado para as 17h00.