A turma 2.ºH da Escola Básica Padre Himalaya, em Arcos de Valdevez, alcançou o 3.º lugar nacional do 1.º ciclo – 1.º e 2.º ano no Concurso Final, na competição integrada no “No Poupar Está o Ganho”.
A turma vencedora idealizou o projeto “Loto da Poupança”, um jogo de tabuleiro para jogar em grupo com o propósito de responder a perguntas colocadas em cartões também criados pelos mais pequenos.
“O projeto de educação financeira, criado pela Fundação António Cupertino de Miranda, foi implementado pela escola ao longo de todo o ano letivo”, deu hoje nota a autarquia arcuense, que parabenizou também os mais novos.
“No Poupar é que está o Ganho” é um projeto que tem início anualmente com o ano letivo e que disponibiliza a professores e alunos todos os recursos pedagógicos necessários à sua implementação.
“Visa transmitir aos alunos do pré-escolar, ensino básico, secundário e ensino profissional conhecimentos de educação financeira, para que se consciencializem da importância do dinheiro e possam adquirir competências que lhes permitam a tomada de decisões corretas e informadas no futuro, contribuindo para que sejam consumidores mais responsáveis”, pode ler-se ainda na nota enviada pela autarquia.
De realçar que a edição deste ano do “No Poupar Está o Ganho” contou com a participação de mais de 18 mil alunos, 900 turmas e 750 professores que abordaram temáticas como a poupança, os seguros ou a economia circular, usando jogos, vídeos, livros digitais e outras expressões artísticas, como música, dança ou teatro.
Em Arcos de Valdevez, o programa é aplicado através de uma parceria entre a Câmara Municipal e a Fundação António Cupertino de Miranda, sendo já uma realidade desde o ano de 2017.