Altominho.tv

XIII Encontros Vínicos do Vinho Verde a 10 e 11 de maio em Viana do Castelo

Nos dias 10 e 11 de maio Viana do Castelo acolhe os XIII Encontros Vínicos do Vinho Verde.

O evento “tem como objetivo valorizar a oferta de produtos nacionais, impulsionar a atividade vitivinícola e o Vinho Verde como produto de dimensão estratégica, já que este é o segundo vinho mais consumido em Portugal e o mais exportado depois do vinho do Porto, com uma taxa de crescimento anual de dois dígitos”, deu hoje nota a Câmara de Viana do Castelo.

Os Encontros Vínicos trazem novamente para debate este vinho tão caraterístico da região do Minho e envolvem um conjunto de iniciativas.

Este evento tem organização conjunta da Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN), da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da Delegação Distrital de Viana do Castelo e do Colégio de Engenharia Agronómica – Norte, com a colaboração da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.

Durante o dia 10 de maio vão acontecer seminários, provas de vinhos e o habitual Jantar de Gala, na qual serão ainda anunciados os grandes vencedores dos Prémios Vinho Verde do Ano da OERN 2023. Já durante o dia 11 de maio, haverá visitas a locais de produção de vinho da região.

No primeiro dia, o seminário integra um primeiro painel que irá debater Gestão do Solo, Água e Videira, um segundo painel sobre a Gestão Integrada do Meio Vitícola, e o terceiro painel será uma mesa-redonda dedicada à Eficiência da Rentabilidade do Sector Vitivinícola.

Segue-se o Curso de Prova de Vinhos – Provar em Viana, na Delegação Distrital de Viana do Castelo, com o formador Constantino Ramos, enólogo da sub-região de Monção e Melgaço. Nessa noite, a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo acolhe o Jantar de gala e Enogastronómico, com entrega de diplomas aos galardoados da Seleção Vinho Verde do Ano da Ordem dos Engenheiros.

Dia 11 de maio, o programa inclui “O Caminho e o Vinho”, no Centro interpretativo do Caminho Português da Costa , com visita guiada e degustação enograstronómica, uma viagem de barco do Cais até Cabedelo, com passeio turístico, e visita à Casa da Reina, às vinhas e à adega, encerrando com almoço enogastronómico na Casa da Reina.