Altominho.tv

Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço está de regresso de 26 a 28 de abril

De 26 a 28 de abril, Melgaço celebra a 30ª edição da Festa do Alvarinho e do Fumeiro.

O certame vai reunir 29 produtores de alvarinho da sub-região de Monção e Melgaço e 16 produtores de produtos locais / inovadores.

A inauguração vai acontecer pelas 18h00 do dia 26 de abril, no largo do Mercado Municipal. 

Depois do sucesso de 2023, a autarquia volta a apostar numa área específica para provas personalizadas, no interior do recinto, onde os produtores poderão apresentar os seus produtos.

“Enquanto na última edição a ação era dirigida a profissionais do setor, este ano os produtores poderão realizar provas, que carecem de agendamento, dirigidas ao público em geral”.

A ação “assume-se, fundamentalmente, como uma forma de permitir aos participantes estabelecerem parcerias e negócios”, deu nota a autarquia.

Com uma área total de 3800m2, o certame vai apresentar ainda espaços específicos para a restauração, onde quatro restaurantes vão apresentar propostas gastronómicas, e conta ainda com a presença de sete stands de animação turística/institucionais.

Juntos, vão dar a conhecer o potencial da região num certame que atrai milhares de visitantes de vários pontos do país, mas também da vizinha Galiza e ainda melgacenses emigrantes. 

“Com o passar dos anos, edição após edição, a Festa do Alvarinho e do Fumeiro foi-se fortalecendo e afirmando-se como um evento de referência, um exemplo e um modelo de boa prática a implementar noutras regiões. Temos vindo a inovar, renovando o conceito e espaço, de forma a proporcionarmos, de ano para ano, um evento único e ímpar, que corresponda às espectativas de quem nos visita, mas também dos participantes e, por isso, temos potenciado ações entre os produtores e possíveis clientes, para que estes tenham oportunidade de, durante a festa, estabelecerem parcerias e negócios.”, refere o autarca de Melgaço, Manoel Batista, acrescentando ainda que “a programação da presente edição oferecerá um programa recheado de momentos que prometem dar a conhecer o que de melhor se faz no território.”  

Sobre o impacto do certame na região, Manoel Batista afirma que estes eventos são de extrema importância para a economia “são, indiscutivelmente, fulcrais para o desenvolvimento do território. Não são só festa e vinho! São a nossa Cultura. O nosso ADN. A nossa história.”

Durante os três dias do evento será possível assistir a showcookings protagonizados pelos chefes Rui Paula, Hélio Loureiro e David Couñago Freire, que vão apresentar propostas gastronómicas harmonizados com alvarinho da sub-região de Monção e Melgaço.