Altominho.tv

Bombeiros limpam estradas devido à queda intensa de neve

Os Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez têm realizado hoje diversas ações de limpeza de estradas devido à queda de neve nas zonas mais montanhosas do concelho, como a freguesia de Gavieira.

De acordo com o comandante Filipe Guimarães, “não há estradas cortadas” nem populações isoladas, devido ao trabalho dos bombeiros a “trabalhar na limpeza e a espalhar sal”, mas a neve continua a cair com intensidade.

Recorde-se que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu avisos de queda de neve para o distrito de Viana do Castelo.

De acordo com o IPMA, Viana do Castelo vai estar sob aviso amarelo até às 18h00 de hoje, devido à previsão de queda de neve acima dos 800 metros, com acumulação acima de 1000 metros.

Entre as 18h00 de hoje e as 09h00 de amanhã, o aviso é elevado para laranja.

Em comunicado, o IPMA adianta que esta mudança do estado do tempo “está associada ao enfraquecimento de um anticiclone que esteve localizado a oeste da Península Ibérica, permitindo a influência de uma vasta região depressionária centrada na região da Islândia, região essa com vários núcleos, a um dos quais está associada uma superfície frontal fria que afetará o continente nos próximos dias”.

O Instituto diz que um dos núcleos desta região depressionária, é a depressão Louis, nomeada na quarta-feira pela Meteo France (Serviço Meteorológico Francês),
Esta depressão afeta principalmente a região noroeste de França.