Altominho.tv

Aprovado financiamento para primeiro albergue de peregrinos de gestão municipal

Em 2025, Vila Nova de Cerveira terá a funcionar o primeiro albergue de peregrinos de gestão municipal no concelho. O Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, assinou ontem, em Vila Velha de Rodão, o contrato de financiamento de 70% com o Turismo de Portugal, para um investimento total de 383.644,00 euros. A abertura de concurso público para a execução da obra pode avançar ainda este mês de janeiro.

Com uma capacidade de alojamento para 32 pessoas, o Albergue de Peregrinos de Vila Nova de Cerveira resultará da profunda requalificação do edifício da antiga Escola Primária Luís Maria Costa Pereira, datado de 1937, e cuja cedência à Câmara Municipal foi protocolada, em 2022, pela Junta de Freguesia de Loivo, a título gratuito, por um período de 30 anos.

O edil cerveirense sublinha que o futuro albergue vai “dar mais vida aos caminhos de santiago, potenciando o seu valor turístico, proporcionando experiências inolvidáveis aos peregrinos, que os convença a ficar mais tempo em Cerveira e lhes dê a vontade de regressar, incentivando a criação de alojamento específico e fomentando o desenvolvimento económico, social e ambiental do concelho”.

Rui Teixeira explica que a opção por edifícios históricos sem utilização “está alinhada com a estratégia do Município em recuperar em detrimento da construção nova, atribuindo novas funcionalidades a esses espaços singulares que outrora tiveram uma grande presença e impacto nas comunidades locais”.