Altominho.tv
MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE CERVEIRA

Cerveira reforça sinalética de segurança para peregrinos do Caminho Português da Costa

A Câmara de Vila Nova de Cerveira avançou com a colocação de um conjunto de placas sinaléticas, visando alertar para a passagem de peregrinos do Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela.

Em comunicado, a autarquia adianta que este reforço da segurança, que resulta de uma ação concertada com as juntas de freguesia visadas, incide em locais onde o trajeto realizado pelos peregrinos coincide com vias rodoviárias de considerável fluxo.

“A certificação do Caminho Português da Costa acarreta mais responsabilidade a cada município na garantia de mais e melhores condições para os peregrinos, pois há um maior fluxo de pessoas a querer vivenciar esta experiência religiosa e/ou turística. E é nessa perspetiva que o município de Vila Nova de Cerveira tem trabalhado”, afirmou o presidente da Câmara, Rui Teixeira, citado no comunicado enviado à imprensa.

Além da sinalização colocada recentemente, “os 14,4 quilómetros do Caminho Português da Costa que atravessam o concelho de Vila Nova de Cerveira estão devidamente sinalizados, no âmbito de uma candidatura intermunicipal, que visa a beneficiação daquele itinerário religioso em prol de uma intenção posterior de classificação a património mundial da Unesco”.

Em 2022, o Governo certificou o Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela, que parte do Porto e atravessa o Minho até Espanha, por reconhecer a sua “importância histórica e cultural”. O processo de certificação dos itinerários que constituem os Caminhos de Santiago em território nacional foi iniciado em 2019, com o objetivo de salvaguardar, valorizar e promover aquela rota milenar. O pedido de certificação teve a concordância dos municípios atravessados e apresentou as necessárias condições de segurança, transitabilidade, equipamentos de apoio e informação.