A iniciativa Náutica nas Escolas celebre, este ano, 10 anos de existência, mantendo-se, desde o primeiro dia, “um momento de sucesso” revela o comunicado enviado pelo Darque Kayak Clube.
Este projeto surge após e complementarmente ao projeto maior “Centro de Mar”, que procurou criar estruturas dignas para os clubes náuticos à época em substituição das já existentes, alocando os clubes e prometendo-lhes contrato de comodato, surgiu a seguir. “Visou dar dignidade aos atletas que praticam as quatro modalidades náuticas e aos clubes para formar atletas e dar condições para a competição e lazer” refere o comunicado.
Foi neste contexto que surgiu, em no ano letivo de 2013/2014, a ideia das náuticas em contexto escolar. No ano escolar de 2014/2015, depois da primeira experiencia em 2013/14 foi assinado protocolo de colaboração, com o modelo atual, tripartido entre o Município, o Agrupamento de Escolas e o Clube.
Ao Município compete a coordenação técnica e administrativa na implementação do projeto “Náutica nas Escolas”, a articulação entre os diversos parceiros envolvidos com vista à implementação, execução e avaliação do projeto e a criação das condições de logística e de financiamento necessárias à prática da náutica nas escolas. Para além destas tarefes, restam ainda o transporte dos alunos envolvidos no projeto para os Centros Nauticos, a limpeza das instalações, a elaboração de relatório anual de avaliação do projeto e a contribuição para a formação profissional de docentes e técnicos, através da promoção de formação específica na área dos desporto náuticos.
Já o Agrupamento de Escolas trata do acompanhamento pedagógico nas aulas desenvolvidas nos Centros Náuticos, da organização dos horários escolares, tendo em conta o normal desenvolvimento das atividades letivas curriculares nos Centros Nauticos, da monitorização do projeto, com vista à avaliação dos contributos e mais valias do mesmo nas dimensões curriculares e lúdicas com relatório síntese trimestral e final e, ainda, da aprovação do projeto náutica nas escolas por parte do conselho eral e concelho pedagógico do agrupamento.
Para o Clube destaca-se a programação e execução técnica e pedagógica da atividade náutica nas escolas, a prestação de serviço ao Município de Viana no sentido de assegurar a leccionação da náutica nas escolas e o enquadramento técnico logístico, de receção e acolhimento dos participantes, disponibilização de meios humanos para os desenvolvimento das atividades e adoção de medidas que visem a segurança no desenvolvimento da mesma, bem como a remessa de dados trimestrais.
Os clubes prestam o serviço com três técnicos, diariamente, a tempo inteiro, com semanas com 11 e doze turmas, no caso da canoagem em contexto escolar. A participar neste projeto estão cerca de 200 alunos por semana.
O Município financia a Darque Kayak Clube com 3800 euros mensais.
Assinala-se assim dez anos em que a DKC de Viana movimentou cerca de uma dezena de milhar de alunos, num programa premiado nacional e internacionalmente.