Altominho.tv

Violência doméstica: PSP registou mais de 13 mil denúncias em 2023

No ano de 2023 e até à presente data, a PSP já registou 13 178 denúncias pelo crime de violência doméstica, divulgou hoje a força policial, no âmbito do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

Entre 1 de janeiro e 31 de outubro de 2023, registaram-se 808 detenções (513 em flagrante delito e 295 fora de flagrante; 751 detidos são do sexo masculino e 57 do sexo feminino).

No mesmo período acima referido foram ainda apreendidas 119 armas relacionadas com este contexto criminal.

“Os comportamentos violentos, físicos, verbais ou psicológicos, que consubstanciam o crime de violência doméstica, merecem constante atenção por parte da Polícia de Segurança Pública (PSP), numa lógica de prevenção, sinalização precoce, proteção das vítimas e permanente trabalho em rede com outras entidades relevantes nesta temática”, refere a PSP.

“Alertamos para a necessidade de vítimas e testemunhas manterem a disponibilidade de denúncia das situações de Violência Doméstica, minimizando o risco de as vítimas sofrerem níveis extremos de violência e deixando claro, a qualquer agressor/a, a rejeição deste comportamento por parte de toda a sociedade portuguesa. Todas as situações sinalizadas são, de imediato, alvo de avaliação de risco, no sentido de serem adotadas com brevidade as medidas de segurança de proteção da vítima que se afigurem urgentes para cada caso em concreto”, acrescenta.