No âmbito do projeto “Amar o Minho”, promovido pelo consórcio Minho In, a artista monçanense Patrícia Oliveira, antiga colaboradora do Município de Monção na área cultural, concebeu a obra 𝘗𝘦𝘯𝘵𝘦𝘧𝘶𝘴𝘰 (2022), localizada num espaço público de Cabeceiras de Basto.
A criação artística foi selecionada para integrar o arquivo público do Corning Museum of Glass, em Nova Iorque, um dos mais prestigiados museus dedicados ao vidro, apresentando a maior coleção do mundo de obras em vidro contemporâneo, executadas nas últimas quatro décadas.
Na página pessoal do Facebook, a escultora expressa ter “muito orgulho nesta obra e na equipa de trabalho que esteve envolvida na sua conceção, assim como na curadora Helena Mendes Pereira que arriscou comigo, através do projeto “Amar o Minho”, do Consórcio Minho In, em conjunto com o Município de Cabeceiras de Basto”.
Mestre em escultura, Patrícia Oliveira é docente na Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho. Natural de Monção, os seus trabalhos “passaram” por espaços emblemáticos e certames de arte de várias localidades da Península Ibérica.
A autarquia de Monção “felicita Patrícia Oliveira por este passo notável na sua carreira artística e deseja que este momento de reconhecimento, orgulho e felicidade possa repetir-se em outras ocasiões”.










