O Município de Arcos de Valdevez foi novamente distinguido com o Selo ODSlocal 2023, na categoria de Dinâmica Municipal, pelo contributo na promoção de boas práticas para a sustentabilidade ao nível dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.
Esta distinção entregue pela Plataforma ODSLocal pretende mobilizar os municípios e outras entidades para a concretização local dos ODS 2030.
A Plataforma Selos ODSlocal distingue os municípios, a sociedade civil e as empresas que evidenciem um elevado grau de compromisso com boas práticas inovadoras e sustentáveis.
Arcos de Valdevez recebeu o Selo ODSlocal na categoria “Dinâmicas Municipais”, por apresentar dinâmicas positivas de evolução nos indicadores de desempenho social, cultural, económico e ambiental, em relação às várias metas dos OSD 2030.
A Plataforma ODSlocal surgiu de uma parceria entre o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), o OBSERVA-Observatório de Ambiente, Território e Sociedade (ICS-Universidade de Lisboa), o MARE-Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (Universidade Nova de Lisboa), e a 2adapt-Serviços de Adaptação Climática, uma empresa com sede na incubadora da Universidade de Lisboa.