Altominho.tv

Atleta de Moledo conquista prémios a nível europeu

A atleta de Moledo Ângela Chevarria Fernandes venceu mais títulos, sendo os mais recentes o 3º lugar no Team Relay e o 4º lugar por nações, tudo no EuroSUP 2023, que decorreu em outubro, em Peniche.

Ângela Fernandes integrou a equipa de 13 atletas que defenderam as cores nacionais no certame continental, selecionada pela Federação Portuguesa de Surf (FPS). A  atleta soma títulos de campeã em modalidades como o Triatlo, Ciclismo, Remo e mais recentemente Stand Up Paddle.

Ângela concilia os treinos com a profissão,  motorista de matérias perigosas. E se agora a modalidade se encontra numa fase de maior desenvolvimento em Portugal, nem sempre foi assim.

Em 2017, a Câmara Municipal de Caminha aprovou voto de louvor à atleta moledense, já então com curriculum desportivo “impressionante” considera a autarquia.

No remo, foi Campeã Nacional por 15 vezes em diferentes distâncias e embarcações e no decorrer da sua carreira internacional obteve um 4º lugar na Coupe de la Jeunesse 2000 e o 7º lugar no Campeonato do Mundo que teve lugar em Eton em 2006.

No ciclismo foi Campeã Nacional de pista em velocidade, Campeã Nacional master de ciclocrosse em 2015 e 2016, duas vezes vencedora da Taça de Portugal por equipas, vencedora da Volta à Galiza em 2011 e competiu na Taça de França em longa distância durante três anos.  Representou a Seleção Nacional em várias competições internacionais pelo mundo fora.

No triatlo foi Campeã Nacional de idades na vertente de triatlo longo em 2014.

Posteriormente dedicou-se ao Stand Up Paddle com resultados de “excelência” também. Somava já em 2017 títulos de Campeã Nacional em 2014, 2015 e 2016 na vertente de SUP técnico e SUP maratona, venceu e obteve “extraordinárias” classificações em provas de elite internacional, foi 3ª classificada em SUP maratona,5º classificada em SUP técnico e 3ª classificada por equipas no Campeonato de Europa de 2016 tinha sido 3ª classificada em SUP maratona, 5º classificada em SUP técnico e 4ª classificada por equipas no Campeonato da Europa 2017, também realizado em Peniche.

No presente evento de Peniche participaram 14 seleções nacionais, num total de 203 atletas, que competiram nas disciplinas de SUP Wave, Maratona, Race Técnico, Team Relay e Sprin.