Altominho.tv

Viana promove ensino de ucraniano para facilitar diálogo intercultural

O Projeto “Viana Acolhe”, promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e financiado pelo Fundo para o Asilo Migração e Integração (FAMI), dá hoje início à Oficina de Língua Estrangeira – Ucraniano, direcionada a todos os portugueses interessados em aprender ou aperfeiçoar este idioma.

Esta oficina acontece de 16 de outubro a 16 de dezembro, tem duração de 32 horas, não é certificada e é gratuita. As sessões são orientadas por um cidadão desta língua materna e têm por objetivo sensibilizar a opinião pública para o diálogo intercultural.

De acordo com o Plano Municipal, o concelho de Viana do Castelo acolhe um número “relativamente expressivo de nacionais de países terceiros que, pela diversidade de nações que representam e consequente diversidade cultural, desde a primeira década deste século, tem vindo a desenvolver uma política de acolhimento direcionada a esta população” revela a autarquia.

O Plano Municipal para a Integração de Migrantes está orientado para dar resposta a objetivos estratégicos gerais para treze áreas de intervenção, mas a dimensão estratégica do plano centra-se nas áreas “Acolhimento e Integração”, “Mercado de Trabalho e Empreendedorismo”, “Cultura”, “Cidadania e Participação Cívica”, por “se considerar que são as áreas que mais contribuem para o fomento da coesão social, do diálogo intercultural e do sentimento de pertença, essenciais para garantir a dignidade humana e fundamentais para a concretização efetiva das políticas de acolhimento e integração dos cidadãos Nascidos em Países Terceiros (NPT)”.

Conduzir ao aumento da taxa de empregabilidade dos cidadãos NPT, incrementar os níveis de conhecimento e o domínio da língua portuguesa, criar condições para o aumento da formação e capacitação, promover a aquisição de novas competências, assim como potenciar e reforçar relações dos cidadãos NPT com a comunidade de acolhimento, são também propósitos deste Plano.