Nos próximos dias 23 e 24 de outubro, a Câmara Municipal de Viana do Castelo promove as Jornadas “Saúde Psicológica e Desporto: Vivências e Desafios”.
O evento integra a agenda de Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto 2023 e “corporiza a visão do Município ao nível do estímulo da prática desportiva, investindo na formação de atletas, técnicos e dirigentes, e assumindo que o desporto é uma ferramenta fulcral para promover a saúde física e psicológica e o bem-estar da população” explica a autarquia.
No primeiro dia, as Jornadas integram um conjunto de workshops, destinados a diferentes públicos, e, no dia 24, decorrerão as jornadas com diversas mesas e conferências.
Assim, no primeiro dia, entre as 14h00 e as 17h30, a Escola Superior de Saúde do IPVC acolhe workshops sobre “Intervenção Psicológica na Liderança dos Treinadores”, “Potenciar um estilo de vida saudável: Treino Desportivo para Crianças e Jovens” e “Casos práticos em Psicologia do Desporto”.
Na terça-feira, no Auditório Professor Lima de Carvalho, a partir das 9h30 acontece uma mesa redonda dedicada ao “Desporto, saúde mental e inclusão”.
A partir das 11h15, decorre a sessão de boas-vindas e assinatura da Adenda ao Protocolo celebrado entre o Município de Viana do Castelo e a Ordem dos Psicólogos Portugueses, num momento que contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, da Vice-Presidente da Direção Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses e do Diretor da Direção Regional do Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude.
Segue-se, às 11h45, a mesa redonda “Promoção da excelência e do alto desempenho desportivo”. Da tarde da tarde, às 15h00, acontece a conferência “Percurso de vida, papéis e identidade: variáveis que impactam a qualidade de vida na transição de carreira de ex-atletas”, seguido da conversa “O outro lado da fama”, com a presença de atletas de diferentes modalidades.
Às 16h30, o Vereador do Desporto e Promoção da Saúde, modera a conferência “Os desafios da intervenção psicológica no desporto, nos últimos 30 anos, em Portugal: reflexões a partir da prática profissional”.