Altominho.tv

Ecoparque de 1,3 milhões de euros pronto até final do ano

A requalificação das margens do rio Vez, em Arcos de Valdevez, que visa criar um ecoparque, vai estar concluída até final do ano, num investimento de mais de 1,3 milhões de euros, foi hoje divulgado.

Em comunicado enviado às redações, a Câmara de Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo, revelou que a obra iniciada em setembro de 2022 “está em fase de acabamentos”.

O espaço desenvolve-se na margem direita do rio Vez, desde o parque de estacionamento do Largo do Cristina até ao Campo do Trasladário, sendo que a intervenção abrange uma área com 7.600 metros quadrados.

O projeto “tem como principal objetivo a integração de um espaço verde de uso público na marginal urbana da vila que procurará trazer a população para o seu usufruto, complementando e interligando dois importantes locais da vida de Arcos de Valdevez – a praia Fluvial da Valeta e o Campo do Trasladário”.

O ecoparque será “um espaço de fruição ao ar livre de lazer, uma área capaz de albergar eventos de exterior para eventos culturais, concertos, feiras, ou mesmo um festival, integrando também a ecovia, com um percurso pela copa das árvores, junto às margens do rio Vez”.

A empreitada em fase de conclusão deu “continuidade à requalificação das margens ribeirinhas, criando mais espaços lúdicos e percursos pedonais, complementando ao mesmo tempo os percursos da ecovia”.

A obra é cofinanciada pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, Programa Operacional Norte 2020.

Com um investimento elegível de 1.315.744,31 euros e comparticipação comunitária de 1.002.410,25 euros.

O principal objetivo da empreitada “é preservar e proteger o ambiente e promover a eficiência energética”.