Realizou-se no passado domingo, 27 de agosto, a inauguração oficial do Parque de Lazer das Minadas, situado junto ao Campo Municipal de Bertiandos.
Considerando que este espaço vem preencher uma lacuna na freguesia, Isabel Vilaverde, Presidente da Junta de Freguesia de Bertiandos referiu que “é importante investir-se cada vez mais em espaços que promovam a socialização e indiretamente a saúde dos nossos cidadãos.” Assumindo “o compromisso de criar dinâmicas neste espaço que estimulem e convidem a sua utilização”, a autarca lembrou ainda que o Parque das Minadas está às portas de entrada das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro D´Arcos, sendo um ponto de partida e de chegada, privilegiado de visitação à Área Protegida.
Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Vasco Ferraz, destacou a localização deste Parque de Lazer “na proximidade da Área Protegida de Ponte de Lima e junto ao Campo Municipal, permitindo conferir apoio aos milhares de visitantes que usufruem do espaço classificado e à prática, por todos os futuros utilizadores, de um alargado leque de atividades ao ar livre, acessível a diferentes faixas etárias e condições físicas (..)”.
O autarca reforçou também que o “objetivo destas intervenções é o de proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos nossos concidadãos, e dotar as nossas freguesias de mais locais onde as pessoas possam usufruir de momentos de confraternização ao ar livre, permitindo, assim, atrair mais pessoas ao nosso território, promovendo hábitos de vida saudáveis.”
O novo Parque de Lazer das Minadas dispõe de zona de merendas, instalação sanitária e churrasqueira, numa intervenção que representou um investimento de 39.716,00 euros, tendo sido comparticipada a 70% pelo Município de Ponte de Lima.
Foi ainda realizada uma obra de beneficiação do parque de estacionamento para apoio ao Campo Municipal e ao Parque de Lazer, totalmente financiada pelo Município de Ponte de Lima o que resultou num investimento de 18.459.11 euros.