Altominho.tv

Summer CEmp começa dia 30 de agosto

A sexta edição do Summer CEmp, a escola de verão sobre assuntos europeus organizada pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, decorre entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro, em Ponte da Barca, no coração do Minho.

Esta edição do Summer CEmp, que conta com a colaboração da Câmara Municipal de Ponte da Barca e o apoio do Centro Europe Direct Minho, vai centrar-se na reflexão e discussão do impacto concreto que a União Europeia pode e deve ter na vida dos cidadãos e na importância da defesa e promoção dos valores europeus, nomeadamente a democracia e a participação dos jovens, tendo como pano de fundo as eleições europeias de 2024.

Durante quatro dias, 40 jovens universitários de todo o país vão debater o projeto europeu com um conjunto diverso de personalidades nacionais e internacionais.

A 6ª edição do Summer CEmp acontece de 30 de agosto a 2 de setembro de 2023 e acolhe estudantes que frequentem um estabelecimento de ensino superior na União Europeia no ano letivo 2022/2023, com idade até 30 anos. Podem candidatar-se estudantes de qualquer curso e de qualquer grau de ensino superior. De todas as candidaturas válidas, é selecionado um grupo heterogéneo de jovens dinâmicos que têm em comum uma grande motivação para discutir e participar no futuro do projeto europeu, tendo em conta o perfil, motivação e contribuição para a diversidade no grupo. A participação é gratuita.

Acolhidos pela Representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Moreira de Sousa, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho, estes convidados integram um conjunto de mais de 80 oradores que animarão as diferentes discussões ao longo do evento.

A escola de verão da Representação da Comissão Europeia pretende proporcionar aos participantes uma “experiência diversa e eclética, pelo que durante os quatro dias do evento pelo município minhoto vão passar académicos, investigadores, jornalistas, artistas, empreendedores e inovadores sociais, entre outros perfis” divulga o comunicado.

A cultura continua a assumir um lugar de destaque na programação, desta vez feita com a presença da companhia de teatro Mala Voadora, da fadista Katia Guerreiro e do gaiteiro Luís Rocha, além de outros artesões e protagonistas locais.