Altominho.tv

Tapete de tonelada e meia de sal da Romaria d’Agonia acolhe Papa Francisco em Lisboa

O típico tapete de sal, anualmente confecionado por moradores da Ribeira de Viana do Castelo para a Romaria d’Agonia, vai ser recriado esta noite, em Lisboa, com mais de uma tonelada e meia, para a cerimónia de acolhimento do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

A convite da organização da JMJ, um grupo de oito pessoas de Viana do Castelo, já está em Lisboa para iniciar, a partir das 20h00 de hoje, a confeção deste tapete, que será inspirado nos bordados de Viana, com uma área total de 75 metros quadrados.

O trabalho de confeção do tapete nos talhões do Parque Eduardo VII vai prolongar-se durante toda a noite e madrugada e “nos seus 26 metros de comprimento vai recorrer a uma tonelada e meia de sal, também tingindo com as cores vermelha e azul, além de flores e outros adereços”, deu nota a organização das Festas d’Agonia em comunicado.

“Acima de tudo é uma honra por Viana do Castelo ter sido escolhida e por estarmos a
representar a nossa Ribeira, as nossas gentes e as nossas tradições, este convite à ‘VianaFestas’, que organiza a Romaria d’Agonia, leva ao palco do mundo neste momento a nossa fé e a nossa Romaria”, explicou João Chavarria, que lidera o grupo em Lisboa, responsável pela confeção do tapete que será percorrido quinta-feira pelo Papa Francisco.

Todos os anos, na noite de 19 de agosto, em plena Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, “as gentes da Ribeira de Viana do Castelo prepara durante toda a noite centenas de metros de tapetes de sal pelas principais ruas. Esses tapetes, normalmente com motivos ligados à pesca, à festa e à cidade, são percorridos no dia seguinte, dedicado à padroeira da Romaria, pelos andores no regresso da também tradicional procissão ao mar nas embarcações dos pescadores, sempre sob o olhar de milhares de pessoas”.

No último momento de confeção são dezenas de pessoas em cada uma das seis ruas que se encarregam do trabalho, de todas as idades, mas a preparação começa meses antes, com a escolha dos motivos e o tingir do sal.

A Romaria d’Agonia vai realizar-se este ano de 14 a 22 de agosto. A devoção à Senhora d’Agonia iniciou-se em 1751, com a entrada da imagem na Capela do Bom Jesus. Em 1783, a Sagrada Congregação dos Ritos concedeu faculdade e licença para todos os anos se celebrar nesta capela, no dia 20 de agosto, uma Missa Solene, data que a cidade de Viana elegeu como Feriado Municipal e que se comemora desde então.