Altominho.tv

500 participantes na Ubuntu Fest Viana do Castelo

Até amanhã, estão reunidas 500 pessoas em Viana do Castelo para a o Ubuntu Fest Viana do Castelo.

Este evento centra as suas ações no Instituto Politécnico de Viana do Castelo com workshops, debates, partilhas de resultados e estudos, momentos musicais, jornadas científicas e muitas outras atividades.

O Ubuntu Fest Viana do Castelo conta com a presença de mais de 400 estudantes, oriundos de 44 escolas, distribuídas por 34 concelhos, de norte a sul do país.

Esta segunda-feira, o Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, marcou presença na cerimónia de abertura e destacou a “energia positiva” do evento. Dando as boas-vindas às centenas de participantes, o autarca disse esperar que esta iniciativa permita “criar lanços, criar pontes, definir estratégias e projetos em prol da comunidade”.

O Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, referiu que, por estes dias, participam na iniciativa mais de 400 jovens e professores e mais de 100 convidados com uma missão que vai ao encontro dos objetivos do IPVC, que pretende “a formação completa e plena dos seus estudantes”.

Nesta iniciativa, os dias são preenchidos com workshops, debates, partilhas de resultados e estudos, momentos musicais, jornadas científicas e várias  atividades que vão permitir que os participantes possam descobrir Viana do Castelo, as suas tradições, mitos e rituais.

Folclore e arraial minhoto, construção de cabeçudos, símbolos de Viana do Castelo em croché, danças criativas ou a elaboração de nós marítimos e tapetes de flores serão apenas algumas das atividades que irão permitir aos mais de 500 participantes “dar um salto e mergulhar na cultura do Alto Minho” descreve a autarquia.

Este momento é organizado pelo Instituto Padre António Vieira (IPAV), em parceria com o Politécnico de Viana do Castelo.