Altominho.tv

Recuperada geminação com concelho francês após 20 anos

O Município de Ponte da Barca recuperou a geminação com Les Clayes-sous-Bois, município francês com o qual se fez o primeiro ato de geminação, a 23 de novembro de 2002.

Cerca de vinte anos depois da última interação entre os dois municípios, Augusto Marinho, Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca foi recebido nos Paços do Concelho de Les Clayes-sous-Bois pelo Presidente Philippe Guiguen, assim como por Jean-Jacques Le Coq, Vereador responsável pelos processos de geminação e por Carlos Pereira, Conselheiro Municipal.

O encontro permitiu reatar relações institucionais com o município francês onde 90% da comunidade emigrante portuguesa residente é natural de Ponte da Barca.

Simultaneamente, permitiu também reafirmar o compromisso de construir laços mais fortes com agendas e iniciativas conjuntas para promoção do território barquense em França, do seu potencial turístico, económico, cultural e ambiental.

Para o autarca de Ponte da Barca “a visita a Les Clayes-sous-Bois reveste particular importância pois, além de permitir retomar as relações institucionais com um município que acolhe muitos barquenses, permitirá construir uma nova via para apoiar os barquenses que aqui residem, assim como dar uma nova dinâmica na promoção económica, cultural e turística de Ponte da Barca num país que cada vez mais procura Portugal para investir e viver”.