Altominho.tv
MUNICÍPIO DE MELGAÇO

Melgaço assinala Dia Internacional dos Museus com entradas gratuitas

O Dia Internacional dos Museus vai ser comemorado em Melgaço, no dia 21 de maio, com entradas gratuitas nos espaços museológicos do concelho.

Segundo o município, o Núcleo Museológico da Torre de Menagem e as Ruínas Arqueológicas da Praça da República, bem como o Museu de Cinema de Melgaço – Jean Loup Passek, localizados no centro histórico de Melgaço, vão estar de portas para receber os visitantes.

Fora do centro histórico, é ainda possível visitar o Espaço Memória e Fronteira e também o Solar do Alvarinho (temporariamente localizado no Antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Melgaço, na Alameda Inês Negra, por motivo de obras do espaço centenário), com provas de alvarinho gratuitas.

A Porta de Lamas de Mouro, uma das portas do Parque Nacional Peneda-Gerês (PNPG), situada na freguesia de Lamas de Mouro, tem patente uma exposição permanente sobre o contexto histórico-geográfico desta área protegida. O Núcleo Museológico de Castro Laboreiro, na freguesia que lhe dá o nome, também estará aberto ao público.

O Dia Internacional dos Museus, criado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, celebra-se anualmente a 18 de maio, através da organização de diversas atividades, com o objetivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos museus no seu desenvolvimento. Em 2023, o ICOM Internacional apresenta o tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”, procurando destacar o importante contributo dos museus para o bem-estar e o desenvolvimento sustentável das comunidades.