Altominho.tv

Monção promove ação de capacitação e Programa de Parentalidade Positiva

A CPCJ de Monção marca o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância com várias iniciativas, sendo que, no dia 22 de abril, decorre uma ação de capacitação, “Primeiros Socorros Pediátricos”.

Tem uma duração de cinco horas, entre as 10h00 e as 17h00, e a acontecer no Arquivo Municipal de Monção, esta ação está a cargo da enfermeira Célia Perez, da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, e conta já com inscrições abertas e participação gratuita.

Segundo a autarquia, tem como finalidade “sensibilizar os participantes para a resolução de situações de urgência ou emergência, em idade pediátrica, através de procedimentos simples, até à chegada de outros meios de socorro”.

Contudo, a Câmara Municipal de Monção continua a promover iniciativas para a população, e o mês de maio e junho marcam a 2º edição do Programa de Parentalidade Positiva para pais e cuidadores de crianças entre os 3 e os 10 anos. Com inicio no dia 3 de maio, esta iniciativa decorrerá todas as quartas-feiras, entre as 18h00 e as 20h00, no Arquivo Municipal de Monção.

Ao longo de sete sessões e com limite de 15 participantes, as inscrições já se encontram abertas, e este programa tem como objetivo “promover competências parentais, fortalecer as famílias e aumentar a sua compreensão em relação a alguns aspetos do desenvolvimento infantil e das diferentes características de temperamento das crianças” revela a autarquia.

O Município informa, ainda, que esta ação é uma forma de “prevenção/intervenção que, fruto de muitos anos de estudo e investigação, tem-se revelado eficaz na ajuda aos pais para lidarem com os desafios típicos destas idades”.