Viana do Castelo celebra a Páscoa com a iniciativa “Páscoa Doce”, que decorre ente os dias 2 e 10 de abril.
Organizada conjuntamente pela Câmara Municipal, pela Diocese e pela Associação Empresarial de Viana do Castelo, esta iniciativa “promete cativar vianenses e visitantes” com uma programação onde se “une o religioso ao profano, conjugando a fé e devoção com momentos de lazer e animação”, relata o Município em nota divulgada.
Uma das novidades deste ano é a Mesa da Páscoa – Feira das Iguarias da Páscoa, que será apresentada na Praça da República de 5 a 8 de abril e conta com a exibição de produtos gastronómicos associados a esta celebração.
Segundo o Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, o programa “conjuga na perfeição a componente fundamental da Páscoa, enquanto festa religiosa, e componente profana, que visa celebrar o sentido pleno da festa vivido junto das populações e que está enraizado não só na cidade, mas também nas freguesias”. Destacou, ainda, que a Mesa da Páscoa tem como objetivo dinamizar o comércio local e os pequenos produtores e que os workshops foram planeados a pensar nos mais novos.
Na semana santa, é proposto um Roteiro Doce, de modo a serem provados os doces e outros produtos das pastelarias vianenses. O Presidente da Associação Empresarial, segundo a nota divulgada, revelou que o roteiro integra 25 pastelarias e que foi solicitado às mesmas que “neste período de muitos turistas e de muitos munícipes, dinamizem o negócio e que mantenham as portas abertas para darem a conhecer os seus produtos”.
Na programação constituem, ainda, vistas a capelas, missas, um concerto e também as Queimas de Judas, já consideradas tradição, entre muitas outras atividades.










