Altominho.tv

Evaristo Cardoso e equipa de Monção que esteve na Turquia vão ser homenageados no feriado municipal

O município de Monção vai comemorar no próximo domingo, 12 de março, o feriado municipal. Este ano, são assinalados os 762 anos da outorga da Carta do Foral pelo rei D. Afonso III, datada de 1261, com uma homenagem simbólica a Evaristo Cardoso e a entrega de votos de louvor aos operacionais que estiveram na Turquia.

Em comunicado, a autarquia adianta que, este ano, “celebra esta importante data para todos os munícipes, através da realização de momentos simbólicos e iniciativas focalizadas no desenvolvimento do território concelhio”.

O programa do evento destaca a sessão solene que decorrerá, a partir das 11h00, no Cine Teatro João Verde, antecedida por saudação da Banda Musical da Casa do Povo de Tangil.

Nesta cerimónia, o Centro Social e Paroquial de Barbeita será distinguido como Instituição de Mérito, com a atribuição da medalha de prata, e será prestada uma homenagem ao chef Evaristo Cardoso, proprietário do “Solar dos Presuntos”, que faleceu no passado dia 20 de dezembro e, desde 2004, era cidadão de mérito do município de Monção.

Aos nove operacionais da Subzone – Search and Rescue Team que colaboraram nas operações de busca, salvamento e resgate na Turquia, na sequência do sismo registado no dia 6 de fevereiro, a Câmara Municipal vai “atribuir votos de louvor pelo voluntarismo e altruísmo desempenhado nesta missão nobre e humanitária”.

Celebração dos aniversários de dois equipamentos culturais do concelho

Este ano, as comemorações do feriado municipal coincidem com o 20.º aniversário da Biblioteca Municipal de Monção e o 15.º aniversário do Arquivo Municipal de Monção.

A celebração do aniversário da Biblioteca Municipal de Monção tem início no dia 10, sexta-feira, pelas 18h30, com a realização da tertúlia “20 anos de biblioteca: as vozes do ontem, para hoje, por amanhã”, seguindo-se, no dia 11, pelas 15h30, o espetáculo para bebés “O Planeta de Luísa”.

No dia 12, pelas 16h30, tem lugar a performance “The book of life”, iniciando-se, menos de meia hora depois, a mesa redonda “A importância do livro e da leitura”, com a presença da bibliotecária, Manuela Barreto Nunes, e do escritor Pedro Chagas Freitas. A sessão de encerramento acontece no domingo, ao final da tarde, com um bolo de aniversário.

Já o Arquivo Municipal de Monção, inaugurado a 12 de março de 2008, vai comemorar no domingo, a partir das 15h00, o 15.º aniversário com um circuito expositivo com acesso ao espólio documental daquele equipamento que, neste dia, recebe também a apresentação da performance “Origens”, a qual projeta, valoriza e apela à memória coletiva dos monçanenses.