Altominho.tv
Grandes Escolhas

Alvarinho de Monção eleito melhor vinho branco de 2022

Um espumante da região Távora-Varosa, um Porto com 50 anos, um alvarinho branco de Monção, um rosé da Bairrada e um tinto do Dão foram eleitos como os melhores vinhos de 2022 pelos críticos da revista especializada Grandes Escolhas.

Os Prémios Grandes Escolhas 2022, revelados pela revista durante uma cerimónia realizada em Sangalhos, no concelho da Anadia e distrito de Aveiro, foram atribuídos, na categoria de Melhor Espumante, ao “Murganheira Assemblage Távora-Varosa Grande Reserva Espumante branco 2005” e, na categoria de Melhor Vinho Fortificado, ao “Kopke Porto 50 Anos branco”.

A distinção de Melhor Vinho Branco foi para o “Anselmo Mendes Parcela Única Vinho Verde Monção e Melgaço Alvarinho branco 2019”, a de Melhor Vinho Rosé para o “Kompassus Coleção Privada Tête de Cuvée Nature Bairrada Baga rosé 2017” e o “Casa da Passarella Vindima Dão tinto 2011” foi considerado o Melhor Vinho Tinto.

Os jornalistas e os críticos da revista atribuíram ainda ‘20 Troféus Grandes Escolhas’ aos melhores restaurantes, ‘sommeliers’ (escanções), projetos de enoturismo e viticultura, produtores, garrafeiras e adegas, além de terem escolhido os Melhores Vinhos por região, num total de 299 vinhos, uma lista disponível no ‘site’, emhttps://grandesescolhas.com.

O ‘website’ da revista especializada foi renovado e o utilizador pode consultar na página as informações disponíveis acerca dos vinhos, como a classificação ou a descrição, e também aceder à compra dos produtos das principais garrafeiras, anunciaram os responsáveis.

“É como se fossemos o ‘Trivago’ ou o ‘Booking’ dos vinhos”, afirmou João Geirinhas, diretor de negócio da Grandes Escolhas.

Na cerimónia foi também apresentada uma nova ‘app’ Grandes Escolhas, que permitirá que o utilizador, ao tirar uma foto ao rótulo, receba informações como a descrição do vinho, o preço médio e a classificação com base na opinião dos jornalistas e críticos da revista, entre outros dados.