Altominho.tv

Sabores da Lampreia do Rio Minho: Festival regressa em março

A freguesia de São Pedro da Torre, em Valença, prepara-se para receber a 11.ª edição do  “Festival Gastronómico Sabores da Lampreia do Rio Minho”, nos próximos dias 3, 4 e 5 de março, no Largo dos Eirados.

A Junta de Freguesia de São Pedro da Torre, em conjunto com a Comissão de Festas de São Pedro da Torre, a Câmara Municipal de Valença e a Carochos – Associação dos Sabores do Rio Minho, estão a trabalhar para trazer de volta a tradição que foi interrompida pela pandemia de Covid-19, com o objetivo de promover os sabores da lampreia do rio Minho.

A organização confessa que, apesar de estar “toda a gente com desejo” de voltar a saborear a lampreia no festival, sente também este retorno como sendo um “ano zero”, como se fosse a primeira vez que o festival acontece.

Em conversa com a Altominho TV, o presidente da Junta de Freguesia de São Pedro da Torre, Cristóvão Pereira, afirma que para além dos tradicionais cinco sabores da lampreia, arroz de lampreia, lampreia à bordalesa, lampreia recheada e lampreia assada no forno e na brasa, “vão haver novidades” nesta nova edição.

O festival gastronómico vai decorrer entre duas tendas, uma para a restauração, com capacidade para aproximadamente 400 pessoas, e outra com fins multiusos, incluindo lazer e artesanato.

Tendo como exemplo outras edições, a organização estima que o festival vai receber cerca de cinco mil pessoas.