A Câmara de Viana do Castelo promove, na próxima quarta-feira, 8 de fevereiro, a segunda edição da Eco Maratona de Montedor, para promover controlo de espécies exóticas invasoras.
Em comunicado, a autarquia adianta que a “ação de voluntariado ambiental” visa, “em simultâneo, estimular o espírito competitivo dos participantes e promover o controlo de espécies exóticas invasoras no Monumento Natural do Cemitério de Praias Antigas do Alcantilado de Montedor”.
A II EcoMaratona de Montedor, que estava inicialmente agendada para novembro passado no âmbito do Dia Nacional da Floresta Autóctone e que teve de ser adiada devido ao mau tempo, tem como objetivo “a sensibilização dos participantes, alunos e público em geral, para a salvaguarda do património natural local através do controlo e erradicação de espécies exóticas invasoras e da recuperação dos ecossistemas naturais”.
São também objetivos desta ação, “o reforço da importância das espécies autóctones, que devem predominar no território, o aumento do conhecimento sobre as espécies invasoras, estimulando ainda a participação ativa da comunidade para o registo das espécies na plataforma BioRegisto e sensibilizando para as alterações climáticas”, lê-se na nota divulgada pela autarquia.
A prova tem partida às 9h30 e a entrega de prémios aos três primeiros classificados está prevista para as 11h30.
A atividade será orientada pelos técnicos da Divisão de Ambiente e Alterações Climáticas, contando com o apoio da Junta de Freguesia de Carreço. Os participantes serão divididos em grupos para, no menor tempo possível, arrancarem as invasoras instaladas em áreas previamente delimitadas e procederem à rearborização dessas mesmas áreas com espécies autóctones.
A participação é gratuita e aberta a todos os cidadãos, sendo que as vagas são limitadas e sujeitas a inscrição prévia.