A Câmara de Viana do Castelo vai promover a segunda edição da EcoMaratona de Montedor, para assinalar o Dia Nacional da Floresta Autóctone, que se comemora a 23 de novembro.
Segundo o município, “a iniciativa consiste numa ação de voluntariado ambiental que, em simultâneo, estimula o espírito competitivo dos participantes e promove o controlo de espécies exóticas invasoras no Monumento Natural do Cemitério de Praias Antigas do Alcantilado de Montedor”.
A II EcoMaratona de Montedor pretende “sensibilizar os participantes, alunos e público em geral para a salvaguarda do património natural local através do controlo e erradicação de espécies exóticas invasoras e da recuperação dos ecossistemas naturais”, refere a autarquia em comunicado, acrescentando que “o reforço da importância das espécies autóctones, que devem predominar no território, o aumento do conhecimento sobre as espécies invasoras, estimulando ainda a participação ativa da comunidade para o registo das espécies na plataforma BioRegisto e sensibilizando para as alterações climáticas” são também objetivos desta ação.
Durante a atividade, os participantes vão ser divididos em grupos para, no menor tempo possível, arrancarem as invasoras instaladas em áreas previamente delimitadas e procederem à rearborização dessas mesmas áreas com espécies autóctones.
A prova será orientada pelos técnicos municipais integrados na Divisão de Ambiente e Sustentabilidade e conta com o apoio da Junta de Freguesia de Carreço. A concentração está marcada para as 9h00 e a partida acontece às 9h30. A entrega de prémios aos três primeiros classificados está prevista para as 11h30.
A participação na II EcoMaratona é gratuita e aberta a todos os cidadãos que pretendam associar-se a esta iniciativa de voluntariado, sendo disponibilizado um formulário de inscrição, que deve ser preenchido até 18 de novembro. As vagas são limitadas.
A II EcoMaratona de Montedor é uma ação inserida no plano de atividades elaborado pelo aspirante Geoparque Viana do Castelo no âmbito do “Biénio para a Ação Climática nos Geoparques Portugueses 2022/2023”.