Altominho.tv

Comunidade Intermunicipal do Alto Minho promove seminário sobre arte inclusiva

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho vai promover, na quarta-feira, um seminário intitulado “Arte Inclusiva”, que pretende promover a reflexão sobre a importância e a dinamização da cultura acessível.

Em comunicado, a CIM do Alto Minho, que abrange os dez concelhos do distrito de Viana do Castelo, adiantou que a iniciativa vai decorrer a partir das 14h30, nas Oficinas de Criatividade Himalaya, em Arcos de Valdevez.

A iniciativa contará com a presença da psicóloga Carina Alves, coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e vencedora, em 2022, do Prémio Confúcio de Alfabetização pela UNESCO e pelo Governo da China que, durante a sessão, vai “apresentar alguns projetos inovadores e boas práticas de integração social pela arte e cultura desenvolvidos no Brasil, nomeadamente com crianças, jovens e adultos, pertencentes a uma comunidade que vive em vulnerabilidade social, e de iniciativas de apoio às mulheres desempregadas na procura ativa de emprego”.

Estará também presente a professora universitária Célia Sousa, coordenadora do Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do Instituto Politécnico de Leiria e com um vasto e premiado trabalho nas áreas das Tecnologias de Apoio, da Comunicação Aumentativa e da Cultura Acessível.

O seminário promovido no âmbito do projeto “Inclusão ativa de grupos vulneráveis – Cultura para Todos”, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional Norte 2020, através do Fundo Social Europeu, é aberto à participação pública.

Os interessados em assistir devem fazer a sua inscrição através do preenchimento do formulário disponível no site da CIM Alto Minho.