Altominho.tv

Arcos de Valdevez acolhe edição 2023 das jornadas internacionais sobre fogos florestais

Arcos de Valdevez vai acolher, nos dias 9 e 10 de fevereiro, a edição 2023 das jornadas internacionais sobre fogos florestais – Alto Minho Firecamp, um evento bienal promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho.

Em comunicado enviado às redações, a CIM do Alto Minho explica que a iniciativa vai debater “o uso das novas tecnologias de prevenção do risco, na gestão de incêndios e na reabilitação das áreas percorridas por incêndios”.

Realizado desde 2013, “o Alto Minho Firecamp é hoje reconhecido como um dos maiores eventos nacionais dedicado ao paradigma dos fogos florestais no contexto da problemática da gestão de riscos, constituindo um espaço de debate de excelência e de intercâmbio de conhecimentos e técnicas”, lê-se na nota de imprensa.

A quinta edição, comemorativa dos 10 anos desta iniciativa no Alto Minho, vai decorrer no auditório da Casa das Artes de Arcos de Valdevez e é dirigida aos responsáveis operacionais das diversas unidades de combate e prevenção e técnicos e responsáveis políticos de diversos países, sendo que, do ponto de vista temático, o destaque será dado ao fenómeno das alterações climáticas e à governança do risco.

O programa da iniciativa, integrada no projeto “Protec|Georisk: Alto Minho 2020” desenvolvido com o apoio do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), conta com “a participação de vários oradores de diferentes nacionalidades e internacionalmente conceituados nos diversos domínios”.

A participação é gratuita, mas carece de inscrição prévia.