Altominho.tv

Jovem confirma relacionamento consentido com padre em dezembro de 2022

O jovem que alegadamente teria sido vítima de abuso sexual por André Filipe da Costa Gonçalves prestou declarações exclusivas à Altominho TV onde confirma que mantém uma relação com o padre desde dezembro de 2022, mas garante que “houve total consentimento das duas partes”, contrariando o comunicado da Diocese de Viana do Castelo.

“ Tudo o que aconteceu entre mim e o Padre André Filipe Gonçalves foi com o consentimento dos dois, o que não deixa de constituir um problema para o sacerdote. Contudo, o mesmo confrontado com a denúncia admitiu o facto de se ter envolvido comigo e não, como referia o comunicado, ter abusado de mim”, explica o jovem, que optou por manter em segredo o seu nome e naturalidade.

“O André pediu logo de imediato dispensa do sacerdócio . Todavia, D. João Lavrador insistiu, mesmo tendo o ministério público referido que o acontecido não era abuso, em publicar o comunicado referindo o sacerdote como pedófilo. Peço que a verdade seja reposta. Mais uma vez friso, tudo o que aconteceu entre mim e o André Filipe foi consentido, não me obrigou a nada!”, reforça.

Entretanto, a Diocese de Viana do Castelo confirmou hoje ter comunicado o caso ao Ministério Público, depois de ter “proibido” o padre de Monção de exercer o sacerdócio.

A mesma instituição informou ontem que André Filipe da Costa Gonçalves, de 40 anos, que exerce sacerdócio desde 2007, teria confirmado que é acusado de abusos sexuais, na sequência de uma denúncia comunicada às autoridades civis e canónicas competentes.

O padre ministrava até agora nas paróquias do Divino Salvador de Cambeses, Santa Maria de Abedim, Nossa Senhora das Neves de Bela, São João Baptista de Longos Vales, São João Baptista de Portela e São Miguel de Sago e, era assistente dos convívios fraternos, em Monção.