Altominho.tv
MUNICÍPIO DE MONÇÃO

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude chegam esta quarta-feira a Monção

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude que, desde novembro e até ao mês de julho, vão percorrer as 21 dioceses de Portugal, anunciando o maior encontro mundial de jovens, chegam esta quarta-feira a Monção. A celebração de acolhimento da cruz peregrina e do ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani vai realizar-se na Igreja Matriz, pelas 21h30.

Os dois símbolos são recebidos neste concelho entre os dias 11 e 14 de janeiro. Na quinta-feira, após a oração de Laudes e Reconciliação, na Igreja Matriz, vão passar pela APPACDM (oração pela inclusão), e pela Escola Secundária de Monção (oração pelos estudantes), regressando à Igreja Matriz pela mão dos estudantes, onde pernoitarão.

Na sexta-feira, com a presença do bispo da Diocese de Viana do Castelo, João Lavrador, vai decorrer uma oração pelos defensores, no quartel dos bombeiros, pelos artistas, na sede da Banda Musical de Monção, e pelos movimentos juvenis, na sede do Agrupamento de Escuteiros de Monção.

Ainda neste dia, entre as 21h00 e as 22h30, a cruz peregrina com 3,8 metros de altura e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços, estarão na Praça Deu-la-Deu, onde se celebrará a oração da alegria e a saudação dos grupos folclóricos.

No sábado, último dia da permanência dos símbolos em Monção, celebra-se, pelas 15h00, uma missa solene, na Igreja Matriz.

De 29 de dezembro a 30 de janeiro, os símbolos encontram-se em peregrinação pelo distrito de Viana do Castelo. A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vai decorrer em Lisboa, entre 1 e 6 de agosto deste ano.