Altominho.tv

“Todos pensámos ser capazes de ir mais além dos quartos de final”

É o encerrar de um ciclo para João Carlos Costa. Treinador adjunto da Seleção Nacional desde setembro de 2014, terminou agora a sua ligação à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) com a saída de Fernando Santos. Em entrevista à Altominho TV, o valenciano faz o balanço do seu tempo ao serviço da equipa das quinas.

“Oito anos de trabalho na mesma equipa é no contexto no futebol profissional atual algo pouco habitual! Ao longo de todos estes anos vivemos diferente fases, que julgo naturais numa equipa de topo como a seleção portuguesa: momentos de afirmação, momentos de conquista, fases de mudança e crescimento de novos jogadores, também alguns momentos de saturação pública pela necessidade permanente que a nossa sociedade tem em substituir os seus heróis ou os seus ícones.  Resumidamente, foi um tempo excepcional que engrandece e contribui para o crescimento de qualquer profissional, que guardarei com grande honra nas minhas recordações”, afirma o treinador e preparador físico de 49 anos.

No Mundial 2022, realizado no Catar, Portugal foi eliminado por Marrocos nos quartos de final (0-1). Depois da competição, FPF e Fernando Santos entenderam que este era o momento certo para iniciar um novo ciclo, rescindindo o contrato que os unia até 2024.

“A prestação da seleção nacional teve a enorme capacidade de envolver o país, através dos seus jogadores, numa ambição de sermos os melhores. Algo que deve nortear os objetivos e ambições de toda atividade, não só desportiva como também empresarial ou social. Todos pretendíamos e pensamos ser capazes de ir mais além do que os quartos de final, mas se assim não fosse a nossa ambição de ser primeiros nunca seria verdadeira! “, adianta.

Quanto ao seu futuro, João Carlos Costa defende que é importante não haver precipitações: “Estou aberto ao que possa surgir, quer no seguimento do trabalho que venho desenvolvendo com o Fernando Santos, quer em alternativas que me possam surgir individualmente noutros contextos.”

Ao lado de Fernando Santos na Seleção Nacional, João Carlos Costa venceu duas competições internacionais: o Euro 2016, em França, e a Liga das Nações, em 2019.