Altominho.tv
CONCELLO DE TUI

Valença e Tui lançam calendário da eurocidade com cariz solidário

Valença e Tui lançaram um novo calendário com cariz solidário. A edição de 2023 tem como lema “A Eurocidade Tui-Valença não se sente, vive-se!”.

Segundo o município de Valença, os 400 exemplares disponíveis podem ser adquiridos nas duas cidades vizinhas em troca de bens alimentares não perecíveis, como leite, arroz, massas, conservas, bolachas, azeite, óleo, entre outros.

Em Valença, os calendários estão disponíveis na Câmara Municipal, Biblioteca Municipal e Piscinas Municipais. Os produtos angariados serão depois recolhidos e distribuídos pela Ação Social do município.

Este ano, o calendário apresenta paisagens e monumentos de Valença e de Tui pintados pelo artista plástico português António Nunes. A cada mês do ano corresponde uma imagem patrimonial ou paisagística emblemática de uma das duas cidades que constituem a eurocidade.

A Praça da República e o edifício dos Paços do Concelho, a Capela de São Teotónio, o Monte do Faro e a Capela de Santa Ana, o Largo da Matriz de Santa Maria dos Anjos, a Fortaleza de Valença, a Igreja da Colegiada de Santo Estevão, a estação ferroviária de Valença e a ponte internacional estão entre as ilustrações do lado português.

Para completar o calendário, há ainda a Capela de San Telmo, o Centro de Interpretación do Parque Natural do Monte Aloia, o Paseo da Corredoira de Tui, a Igreja de San Domingos e uma perspetiva da Catedral de Santa Maria e do centro histórico de Tui.