Altominho.tv

Antiga escola de Deocriste “vira” creche para 42 crianças

O município de Viana do Castelo vai ceder a antiga escola do 1.º ciclo de Deocriste para a criação de uma creche com capacidade para 42 crianças, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o município refere que o executivo municipal aprovou hoje, por unanimidade, o contrato de comodato e o protocolo de colaboração que vão permitir a criação e o funcionamento daquela valência.

Através do contrato de comodato, o município cede gratuitamente o edifício ao Centro Paroquial e Social de Lanheses, por um período de 20 anos, que pode ser renovado desde que se mantenha em vigor o acordo.

A cedência, para além do edifício, abrange ainda o equipamento de cozinha e copas de leite, o mobiliário e material didático necessário ao funcionamento da creche, instalados no imóvel pelo município.

Já o protocolo de colaboração, com o Centro Paroquial e Social de Lanheses e a Associação Juvenil de Deão, será igualmente válido por 20 anos e visa a instalação da creche, bem como a realização de três espetáculos musicais ao longo do ano letivo, na Páscoa, Natal e final de ano letivo.

Nesse sentido, o município compromete-se à requalificação, adaptação, manutenção e apetrechamento do edifício da antiga escola, realizando ainda ações de qualificação dos trabalhadores afetos à creche.

O Centro Paroquial e Social de Lanheses ficará responsável por realizar a gestão, organização e funcionamento da creche e de todos os recursos humanos e materiais associados, garantindo “o normal e integral funcionamento da creche para 42 utentes”.

A Associação Juvenil de Deão irá enquadrar no horário de funcionamento da creche o tempo necessário para a integração de metodologias de educação não formal no desenvolvimento das atividades por parte da equipa técnica e de toda a comunidade, implementando ainda projetos de voluntariado juvenil e dinamizando um plano de sustentabilidade a nível ambiental e alimentar.

Segundo o presidente da Câmara, Luís Nobre, o objetivo é apoiar as famílias vianenses e dar resposta a uma necessidade existente naquela zona do concelho.