Altominho.tv
C.M.M.

Prova de São Silvestre juntou alimentos para famílias carenciadas

A Prova de São Silvestre realizou-se no último sábado, 17 de dezembro, ligando Monção e Salvaterra de Miño, num percurso superior a 5 quilómetros. A prova teve um carácter solidário, com a inscrição a fazer-se a troco da entrega de um alimento não perecível.

Ausente em duas edições, devido à pandemia, a prova foi retomada este ano com a presença de cerca de duas centenas de participantes de ambas as margens do rio Minho. A prova masculina foi ganha pelo galego Marcos Grova, ficando em segundo o português Adriano Morais e em terceiro o galego Eloy Martinez.

Na prova feminina, o primeiro lugar foi ocupado pela galega Maria Teresa Garcia, o segundo pela portuguesa Sofia Afonso e o terceiro pela galega Aroha Iglesias. A equipa com maior número de atletas foi a equipa de Monção das “Olimpíadas Seniores”, a qual apresentou os participantes mais idosos, Manuel Felgueiras Martins, 79 anos, e Maria Reprezas, de 71 anos.

Este ano, a prova iniciou-se na Praça Deu-la-Deu, em Monção, e terminou na Praza do Concello, em Salvaterra de Miño. O tiro de partida foi dado às 19h30 (HP), tendo-se realizado, meia hora antes, uma prova infantil, até aos 12 anos, constando de duas voltas à Praça Deu-la-Deu.

Os prémios foram entregues pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Monção, João Oliveira, e pela Alcaldesa de Salvaterra de Miño, Marta Valcarcel.

Os alimentos não perecíveis recolhidos pela organização serão agora divididos pelos respetivos bancos alimentares, destinando-se às famílias com maiores dificuldades económicas de ambos os municípios.