Altominho.tv

Caixas de eletricidade de Monção transformadas em obras de arte

A lendária Coca, a heroína Deu-la-Deu Martins, o Cordeiro à Moda de Monção, o vinho Alvarinho e a lampreia do rio Minho são alguns dos símbolos do município de Monção que podem agora ser encontrados nas pinturas realizadas em várias caixas de eletricidade no centro histórico desta vila.

Segundo o município, as intervenções foram desenvolvidas pelos artistas Nuno Palhas (Third), Mário Fonseca (Oker), Tiago Braga (Fedor), Nuno Barbedo (Caver) e Pedro Sequeira (Podre), pertencentes ao “Coletivo Rua”.

Durante dois fins de semana, um em outubro e outro em novembro, os artistas procuraram recriar nas caixas de eletricidade, através de uma linguagem plástica contemporânea, os diferentes aspetos da história, do património e da mitologia local.

“A presente intervenção, focada na valorização artística do núcleo urbano de Monção, procurou a criação de mais um motivo de atratividade junto dos visitantes que, desta forma, podem usufruir de um novo roteiro artístico, complementando as visitas aos monumentos, esculturas e museus localizados no núcleo histórico da vila”, refere a autarquia em comunicado enviado à imprensa.