Altominho.tv

Viana promove campanha de recolha de roupa e calçado até 27 de novembro

No âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2022, até 27 de novembro decorre em Viana do Castelo uma campanha de recolha de roupa e calçado em bom estado para reutilização.

Os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC), a Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Estação Viana Shopping, o Núcleo de Design do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e três empresas gestoras de têxteis (Ultriplo, Wippytex e Sarah Trading) uniram-se para promover esta iniciativa solidária.

Assim, estão disponíveis no centro comercial, no piso 2, dois contentores produzidos em madeira, com a colaboração do núcleo de design e dos funcionários dos armazéns da Câmara Municipal de Viana do Castelo, devidamente identificados, para colocação de roupas e calçado em bom estado de conservação para reutilização.

Esta iniciativa representa o início de um projeto a ser implementado nas escolas e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), com o principal objetivo de consciencializar a camada mais jovem sobre a existência de locais adequados em todo o concelho para colocação de material têxtil.

Os responsáveis alertam que separar papel/cartão, plástico e vidro é fundamental, mas separar resíduos têxteis, biorresíduos e outros é também crucial. Neste âmbito, as empresas gestoras de têxteis irão recolher os bens depositados pelos munícipes nos contentores e farão a devida triagem, para que as roupas e calçados sejam posteriormente doados a instituições locais.