Altominho.tv

Caminha reduz iluminação natalícia e garante programação “forte e diversificada”

O presidente da Câmara de Caminha disse esta segunda-feira que o município, em articulação com as juntas de freguesia, irá fazer “uma redução significativa” na iluminação natalícia, mas garantiu uma programação “forte e diversificada”, em parceria com as associações locais.

“Este ano, com a preocupação do consumo energético, a Câmara Municipal, em articulação com as Juntas de Freguesia de Caminha e Vilarelho e de Vila Praia de Âncora, fará uma redução significativa no que concerne à iluminação natalícia. Teremos uma árvore de Natal em cada vila e a decoração apenas nas entradas principais. Iremos ligar as luzes a partir das 18h00 até as 02h00”, especificou o autarca Rui Lages.

Em declarações à agência Lusa, a propósito de uma nota enviada pela autarquia sobre a programação natalícia, Rui Lages adiantou o município, “com as associações locais”, irá “promover momentos de magia e de alegria, com espetáculos de teatro, momentos desportivos como a São Silvestre, concertos como o Tatanka e Giselda João, ambos gratuitos”.

Na nota enviada às redações, a autarquia avançou que, “este ano, as luzes de Natal só vão ser ligadas no dia 6 de dezembro, com inauguração, como habitualmente, na Praça Conselheiro Silva Torres, em Caminha, e na Praça da República, em Vila Praia de Âncora”.

O programa incluiu eventos “que já se tornaram clássicos, como a rota da rabanada, o passeio do Pai Natal em bicicleta e a Maluga – Festa da Marioneta Luso-Galaica”. Espetáculos de teatro e cinema, concertos, feirinha de Natal, nas praças das duas vilas, em Caminha e Vila Praia de Âncora, são outras das iniciativas previstas.

Como uma das “novidades”, a autarquia refere a iniciativa Natal na Leira que “em breve” será apresentada com mais detalhe.

Já na passagem do ano, haverá concerto com o compositor e músico Virgul. “Desta vez, acreditamos que vai mesmo acontecer e que a Covid-19 não voltará a estragar os planos. O antigo membro dos Da Weasel continua a somar sucessos e vai estar no coração do centro histórico de Caminha, o Terreiro, palco de passagens de ano memoráveis”, refere o município.

No dia 1 de janeiro de 2023, às 17h00, há concerto de Ano Novo, pela Banda Musical Lanhelense, no cineteatro dos bombeiros voluntários de Vila Praia de Âncora.