Altominho.tv
COMITÉ OLÍMPICO DE PORTUGAL

Fernando Pimenta recebe prémio prestígio do COP

O canoísta Fernando Pimenta foi distinguido com o prémio prestígio pelo Comité Olímpico de Portugal (COP), numa cerimónia em que o seu treinador Hélio Lucas recebeu o prémio de mérito desportivo e as atletas Beatriz Caldas e Beatriz Fernandes, de Ponte de Lima, também foram galardoadas.

Fernando Pimenta, natural de Ponte de Lima, recebeu o prémio prestígio, que já foi entregue a atletas como Cristiano Ronaldo, em 2017, depois de já ter sido distinguido com excelência desportiva em 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019.

“É sempre bom este tipo de reconhecimento. Quando se consegue o que eu conquistei, passando pelos 500 metros, 1.000, 5.000, ‘short race’ na maratona e a própria maratona, parece-me legítimo conseguir este tipo de troféu, mas não é o que pensamos e queremos quando entramos nas competições, que é sempre representar Portugal e conseguir bons resultados”, sublinhou Pimenta.

Ladeado por Hélio Lucas, também premiado pelo mérito desportivo, o treinador assumiu-se surpreendido pela distinção.

“Eu fico contente é de o ver [ao Fernando Pimenta] receber prémios. Sinceramente, não estava à espera. Fico satisfeito, porque desenho a estratégia, faço o plano e acompanho, mas é um trabalho de equipa, em que o rosto é ele e é lógico que ficamos satisfeitos com as medalhas que alcançamos”, explicou Hélio Lucas.

COMITÉ OLÍMPICO DE PORTUGAL

Na mesma gala, à canoísta Beatriz Fernandes, campeã do mundo de juniores em C1 200 metros, medalha de bronze em C1 1.000 metros e prata, com Martim Azevedo, em C2 500 metros mistos, foi entregue o prémio juventude.

A jovem atleta, filiada pelo Clube Náutico de Ponte de Lima, admitiu ter-se superado em 2022: “Este ano superou as minhas expectativas. Foi uma época complicada, estive três ou quatro meses parada e pensava que a época já não ia dar em nada. Continuei a trabalhar e tive ótimos resultados. Futuramente gostava de tentar o apuramento olímpico.”

COMITÉ OLÍMPICO DE PORTUGAL

A canoísta Beatriz Caldas recebeu o prémio ética desportiva, pelo apoio prestado à japonesa Yuki Nomura, que tinha caído à água, durante a prova de K1 juniores femininos nos Mundiais de maratona em canoagem, em Ponte de Lima, salvando a vida à colega e adversária.

COMITÉ OLÍMPICO DE PORTUGAL