Altominho.tv

CIM assina carta de intenções com delegação indiana de desenvolvimento sustentável

A CIM do Alto Minho assinou hoje, com uma delegação da cidade indiana de Jamshedpur, uma carta de intenções para a promoção de iniciativas inovadoras e boas práticas de desenvolvimento urbano sustentável, sobretudo na gestão de resíduos sólidos.

Em comunicado enviado às redações, a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, que integra os dez concelhos do distrito de Viana do Castelo, adiantou que a visita da delegação indiana “faz parte do programa Internacional de Cooperação Urbana e Regional (IURC), vinculado à União Europeia”.

Aquele programa “promove encontros entre cidades e regiões de todo o mundo para partilhar soluções para problemas comuns e desenvolver ações voltadas para as principais agendas internacionais”.

Na sede da CIM do Alto Minho, em Ponte de Lima, foi assinada uma carta de intenções “tendo em vista a promoção de uma cooperação concreta sobre desenvolvimento urbano sustentável e economia circular, com destaque para os (bio)resíduos, não descurando outras áreas de trabalho como a transição ecológica, a renovação urbana e coesão social, e ecossistemas/ setores estratégicos inovadores, sustentáveis e neutros em carbono”.

“O desenvolvimento de um plano de ação será o corolário deste processo de cooperação, que se vai estender até dezembro de 2023, englobando ainda outras iniciativas, nomeadamente a realização de visitas de intercâmbio e a participação nas atividades do IURC (eventos temáticos, criação de redes, identificação das melhores práticas e cooperação com cidades da Europa, Índia e Ásia)”, refere a nota.