Altominho.tv
PIXABAY

Abertas candidaturas a bolsas de estudo para alunos universitários de Cerveira

A Câmara de Vila Nova de Cerveira vai voltar a atribuir bolsas de estudo a estudantes do ensino superior. Em comunicado, a autarquia explica que “cada bolsa tem um valor fixo de mil e duzentos euros” e “serão atribuídas até 10 bolsas de estudo aos alunos mais carenciados do concelho”. As candidaturas estão abertas até ao dia 2 de dezembro.

Com a concessão de bolsas de estudo, o município pretende “promover a formação superior dos seus residentes, apoiando a continuação dos estudos dos jovens oriundos de famílias mais vulneráveis”. A medida visa ainda a “formação de quadros técnicos (médios e superiores), que possam contribuir, no futuro, com o seu trabalho e dedicação, para o desenvolvimento social, económico e cultural do concelho”.

Para se candidatarem, os interessados têm de residir no concelho de Vila Nova de Cerveira “há mais de cinco anos”, ingressar ou frequentar um curso de ensino superior reconhecido oficialmente e ter comprovada a insuficiência de recursos económicos. Para além disso, só pode concorrer quem não for titular de curso de ensino superior e não tiver mais de 35 anos, à data da primeira matrícula.

Segundo o regulamento, também é necessário ter aproveitamento escolar. No caso de ingresso no ano letivo 2022/2023, o candidato deve ter uma média igual ou superior a 14 valores e, se já frequentar o ensino superior, deve ter uma média igual ou superior a 12 valores, devidamente comprovada.

Os candidatos devem ainda disponibilizar-se para a realização de 70 horas de trabalho comunitário em atividades ou serviços da Câmara Municipal na área de formação frequentada ou outras.

Para a candidatura, existe um formulário próprio que deve ser preenchido e entregue na secretaria da Câmara Municipal, juntamente com todos os documentos exigidos no regulamento.

O período para apresentação das candidaturas termina às 16h30 do dia 2 de dezembro.