Altominho.tv
ANEPC

Exercício “A Terra Treme” volta a sensibilizar para o risco sísmico

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) volta a promover, na próxima quarta-feira, o exercício público de sensibilização para o risco sísmico, denominado “A Terra Treme”, que compreende os gestos “baixar, proteger e aguardar”.

A 10.ª edição da iniciativa acontece às 11h09 de dia 9 de novembro, em todo o país, e visa sensibilizar a população para os comportamentos a adotar antes, durante e depois da ocorrência de um sismo.

O exercício integra a realização de três gestos que podem fazer a diferença a quem os praticar em caso de sismo e a ação desenrola-se durante um minuto, durante o qual os participantes, a título individual ou coletivo (famílias, escolas, empresas, instituições publicas, privadas ou associativas), são convidados a executar os três gestos de autoproteção: baixar, proteger e aguardar.

“A Terra Treme” é um exercício nacional promovido anualmente pela ANEPC, em colaboração com diversas entidades públicas e privadas, que dá a conhecer as medidas e os comportamentos de autoproteção a adotar em caso de sismo e “que podem salvar vidas”.