Altominho.tv

Concelho de Caminha galardoado com cinco prémios

O concelho de Caminha foi considerado pelo INTEC como um dos melhores municípios para viver em Portugal, conquistando o segundo lugar no ranking geral.

Os prémios foram divulgados e entregues ontem, em Coimbra. O estudo realizado pelo pelo INTEC – Instituto de Tecnologia Comportamental coloca ainda Caminha como o segundo melhor nos indicadores “Bem-Estar”, “Segurança, Diversidade e Tolerância”, “Urbanismo e Habitação” e “Ensino e Formação” e como o terceiro melhor em “Ambiente”.

Rui Lages recebeu os galardões durante a cerimónia de Gala dos Prémios Melhores Municípios Para Viver 2022 – “Boa Governação Local, Melhor Qualidade de Vida”, realizada ontem à tarde na Sala da Capela do Colégio da Trindade, na Universidade de Coimbra.

“Aceitamos o desafio de nos sujeitarmos a uma avaliação científica. Como Caminhense, senti-me sempre privilegiado por ter nascido e poder viver num concelho como o nosso. Mas este estudo permite-nos saber o que pensa a população, perceber o nosso posicionamento numa perspetiva mais abrangente, que junta indicadores, estatísticas oficiais, que usa um filtro independente e científico; sem paixões, que nos fornece uma visão global. É muito importante, é sobretudo um instrumento de trabalho, um desafio, é assim que o encaro”, afirmou o autarca.

Lagoa foi distinguida como o melhor município português para viver. A cidade algarvia alcançou a melhor pontuação nas áreas do Turismo, Bem-estar e Segurança, Diversidade e Tolerância. Caminha, Bragança, Cascais e Pombal fecham o ranking dos melhores cinco municípios para viver em Portugal.

O trabalho do Instituto de Tecnologia Comportamental começa com a recolha de dados
objetivos, através de pesquisas detalhadas em bases de dados, entidades estatísticas, a que se juntam outros dados considerados subjetivos, como a audição (por inquérito telefónico e amostragem) da população do município.

Recolhida a informação, esses dados são analisados e segue-se o apuramento do Ranking dos Melhores Municípios Para Viver.