Altominho.tv

Melgaço investe 660 mil euros na Biodiversidade

Melgaço investiu cerca de 660 mil euros em projetos relacionados com a conservação da natureza, com cofinanciamento do POSEUR e do POCTEP-INTERREG.

“Ciente da importância comunitária da conservação de determinados habitats e espécies, Melgaço tem prosseguido com uma gestão sustentável do ponto de vista ecológico, económico e social”, adianta o município de Melgaço, que pertence à Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés e está inserido no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

De acordo com a Câmara, o objetivo é “assegurar a biodiversidade através da preservação de habitats naturais, da fauna e da flora selvagem, preservando a cultura e tradições das comunidades das Reservas da Biosfera.”

“O ´Plano Educacional da Biosfera’ é um exemplo. Teve como propósito promover a consciencialização da importância da conservação da natureza, com vista à alteração das percepções, atitudes e comportamentos face à biodiversidade. Englobou, ao longo de três anos (2020-2022), 15 entidades/escolas em 26 campanhas de sensibilização e ações de informação, totalizando 1379 participantes e tendo produzido 26 produtos de comunicação, divulgação e sensibilização, acessíveis a toda a comunidade, conseguindo um grau de adesão do público-alvo de 100%”, pode ler-se no comunicado enviado às redações.

Este projeto enquadra-se na candidatura ao POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos  e representa um custo total de cerca de 167 mil euros e uma taxa de cofinanciamento das despesas elegíveis de 93,22%, que se traduz num Fundo de Coesão de aproximadamente 155.790 euros.

Melgaço avançou ainda com a realização de outros projetos, a fim de levar a cabo o seu objetivo de preservação da biodiversidade, como a Recuperação e Proteção de Habitats com Estado de Conservação Desfavorável no Concelho de Melgaço, a Recuperação de áreas degradadas pela ação humana em área do PNPG e a Dinamização conjunta da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés.