Altominho.tv

Tertúlia sobre o Courense juntou ilustres em Lisboa

A Casa Courense em Lisboa (CCL) inaugurou no dia 29 de outubro uma exposição comemorativa do 90º aniversário do Sporting Clube Courense. Para o efeito, convidou o jornalista desportivo Rui Miguel Tovar, o Deputado Tiago Brandão Rodrigues – conhecido adepto do Clube –, e o Presidente do SC Courense Jorge Lima, que promoveram uma animada tertúlia onde se recordaram várias histórias relacionadas com o clube e a realidade futebolística do Alto Minho.

Na apresentação da exposição, Nuno Ferreira, Presidente do Conselho Diretivo da CCL, recordou o compromisso histórico e permanente que a Associação mantém com todas as coletividades e forças vivas do município de Paredes de Coura.

Jorge Lima destacou a importância de promover junto das novas gerações a memória dos tempos fundacionais do clube, bem como o esforço de levar ao conhecimento de muitos courenses as imagens e notas de imprensa que não são do conhecimento geral.

Por seu turno, Tiago Brandão Rodrigues recordou o contributo do seu pai no esforço de inauguração do Campo de Jogos do SC Courense, o que fez com que o próprio nascesse sob o signo do Courense.

Por fim, Rui Miguel Tovar aproveitou para traçar um paralelismo entre a realidade social courense na década de 1980 com a sua experiência familiar vivida na Lourinhã (terra dos pais). O jornalista desportivo aproveitou ainda para destacar a importância do trabalho desenvolvido pelo antigo treinador Henrique Reis, que o considerou como “o Aurélio Pereira do Courense”.

No final, a CCL convidou o jornalista a visitar Paredes de Coura e a assistir a uma partida do SC Courense, contando para o efeito com o apoio da Casa de Boticas.

Nesta exposição estão patentes 90 fotografias que retratam a evolução e os momentos mais importantes vividos pelo Clube desde 1932 até 2022, e que foram obtidas através do contributo de ex-jogadores, jornais, blogs e fóruns courenses nas redes sociais. Conta também com algum espólio como cartões de sócios, camisolas, diplomas, fichas de treino e outros objetos. Existe ainda uma secção denominada “Hall of Fame Notícias de Coura” onde estão expostas as biografias de antigas glórias do SC Courense publicadas por este quinzenário em edições anteriores. Estará patente na Associação até ao final de 2022.

No final da sessão, a Direcção do Clube mostrou vontade em que a exposição seja exposta em 2023 num espaço do concelho para que um maior número de munícipes e adeptos do Clube possam visitá-la.